Empreendedorismo para mulheres em situação vulneravel
Juan Manuel Luna
Rio de Janeiro - RJ
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PROJETO DE PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO DA MULHER EM ÁREAS SOCIOECONÔMICAS VULNERÁVEIS, RIO DE JANEIRO, BRASIL

 

BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO

Promover o empreendedorismo feminino em áreas vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro, estimulando as habilidades femininas, auxiliando-as no lançamento de seus negócios e oferecendo-lhes oportunidades de mentoria e networking para desenvolver e sustentar suas atividades a longo prazo.

 

EMPREENDEDORISMO MULHERES NO BRASIL

Quem monta uma empresa cria novos produtos, estabelece novas relações com fornecedores e funcionários, gera empregos e renda e se esforça para atender às demandas dos clientes. Neste mercado de trabalho em constante evolução, a liderança feminina ganhou mais força.

No entanto, a situação continua desafiadora para as mulheres brasileiras. Apesar de seu potencial econômico e empresarial, eles ainda precisam superar algumas barreiras difíceis. As empresas criadas por mulheres tendem a ter uma vida mais curta. Suas redes profissionais são mais fracas do que as dos trabalhadores do sexo masculino, e as empresárias raramente participam de negócios grandes ou inovadores.

No Brasil, mais da metade dos novos negócios abertos em 2016 foram fundados por mulheres: 48,5% das atividades empreendedoras foram criadas por homens e 51,5% por mulheres (Global Entrepreneurship Monitor 2017 - GEM).

Outro estudo do GEM mostrou que as mulheres atuam principalmente na área de serviços domésticos (17% de todas as mulheres empresárias brasileiras) - setor que não está nem entre os 10 mais representados entre os homens. Beleza é o segundo setor em que as mulheres têm alta presença empreendedora, com 14,3%; apenas 3,3% dos homens trabalham nesta área. No varejo de vestuário, a proporção indica 12% para as mulheres contra 3,1% para os homens. Isso demonstra a importância do empreendedorismo feminino nesses setores e na economia do país.

 

OBJETIVO GERAL

Mobilizar, selecionar, capacitar e apoiar mulheres de áreas carentes que desejam se tornar empreendedoras no Rio de Janeiro. Desenvolver habilidades de negócios entre as mulheres e aumentar a igualdade de gênero no ambiente de empreendedorismo do Brasil.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Mobilizar e selecionar com 18 anos ou mais, que pretendam constituir uma microempresa; o projeto terá como alvo mulheres que vivem em condições socioeconômicas vulneráveis.

• Fornecer treinamento vocacional para as mulheres selecionadas nas seguintes áreas:

o Padaria

o Beleza e cabeleireiro

o Reciclagem de têxteis / moda (Maquiagem)

 

 

As mulheres terão a oportunidade de escolher entre as atividades acima; o objetivo é formar 3 grupos de aproximadamente 30 mulheres cada para o primeiro lote de treinamento.

As 3 áreas de atividades foram determinadas após uma avaliação entre as mulheres locais; eles correspondem às opções mais populares e há considerável demanda local por esses serviços.

Os treinamentos terão duração de 3 a 6 meses e serão elaborados e realizados em parceria com atores locais que já implantaram iniciativas semelhantes - por exemplo, Visão Mundial para cursos de panificação e Viva Rio para reciclagem de tecidos.

• No final dos módulos de treinamento, as mulheres terão a oportunidade de lançar seus próprios micro empreendimentos ou ter acesso a empregos em um negócio existente. O projeto oferecerá, portanto, duas possibilidades:

 

 

- Fornecer às mulheres que desejam lançar seus próprios negócios das habilidades básicas necessárias para criar e administrar suas microempresas, tais como: como estabelecer um plano de negócios, como fazer um orçamento, contabilidade básica, como se comunicar e comercializar a sua atividade, como criar um site, etc.

Tendo estabelecido um projeto para empresários migrantes na Suíça, o IFPD poderá se basear na experiência, documentação e currículo adquiridos no contexto desse projeto.

- Para as mulheres que não desejam abrir um negócio sozinhas, mas preferem acessar o mercado de trabalho, o projeto criará vínculos com os empresários locais.

- Assim que as microempresas forem lançadas, o projeto fornecerá apoio e insumos para as mulheres empresárias regularmente para ajudá-las a desenvolver e manter suas atividades. Mentores voluntários de empresas locais serão mobilizados para aconselhar os beneficiários do projeto e acompanhar seu desempenho. As beneficiárias também serão incentivadas e orientadas a aderir a redes de mulheres empreendedoras, que estão sendo desenvolvidas localmente e que oferecem uma grande oportunidade de aprender umas com as outras, e que contam com a experiência e expertise umas das outras.

 

Esse 2021, por causa da pandemia e a impossibilidade de aglomerar pessoas, a gente se reinventou, atualmente estamos trabalhando 21 mulheres e nosso objetivo e chegar entre 30 e 50, trabalhando so a segunda e terceira etapa.

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Devido a situação economica, perdimos alguns inestidores no projeto e não queremos deixar de perseguir nossa missão de ajudar as mulheres em situação de vulnerabilidade economica. O regarregado sera destinado aos gastos de insumos diarios para manter o projeto e ajuda de custos para os funcionarios

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Campanha lançada em 08/07/2021

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