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KickanteConheça o Portal do Empreendedor | KickanteWebAula #7: Criando minha primeira campanha de crowdfunding

WebAula #7: Criando minha primeira campanha de crowdfunding

WebAula #7: Criando minha primeira campanha de crowdfunding

Ontem, 3 de novembro, aconteceu a primeira edição da WebAula – uma versão menos técnica e mais explicativa de um Webinar.  Viviane Sedola, explicou, em pouco mais de 15 minutos, o passo a passo para criar sua primeira campanha de crowdfunding.

 

Quero criar um crowdfunding

 

A Kickante é uma plataforma relativamente nova e, antes disso, já existia um modelo de financiamento coletivo no Brasil. Pegamos a base do crowdfunding tradicional e acrescentamos toda a bagagem de experiências internacionais dos sócios para deixar a plataforma cada vez mais aperfeiçoada.

Ferramentas como a Campanha Flexível, contribuições parceladas em até 6x e uma equipe de marketing e promoção a disposição foram inovações pensadas especialmente para o público brasileiro.

O processo de criar uma campanha de crowdfunding na Kickante é muito rápido e simples. Por não termos uma curadoria, você mesmo pode entrar no site com a sua ideia ou projeto e começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!

Antes de criar sua campanha é necessário que se cadastre no site. Preencha os campos ilustrados abaixo com seu nome completo, e-mail e senha. Lembre-se de colocar um e-mail válido pois através dele você receberá diversas informações sobre campanhas, além de ser seu meio de contato com a equipe da Kickante!

Agora que você já tem uma conta na Kickante, já pode começar a criar sua campanha! Separamos algumas dicas para te auxiliar em todas as etapas do processo.

Título da campanha: o título deve ser bem objetivo. Deve incluir o nome do seu projeto e algum elemento que dê indícios do que se trata sua campanha.  A busca de campanhas no site encontra apenas palavras que estão no seu título.

Exemplo: “Livro: Oceano Azul”

Assim, quem entrar no site procurando especificamente sua campanha, pode acha-la pelo título “Oceano Azul”. Entretanto, se um amante de livros estiver procurando por campanhas novas, pode acha-la buscando apenas por “livro”.

Categoria da campanha: escolha a categoria em qual sua campanha se adequa melhor. Isso porque o “explore” (a parte de busca do site) é segmentada por categorias!

Como escolher entre Campanha Flexivel ou Tudo ou nada: pense no seu projeto. Você só poderá realiza-lo se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua campanha deve ser Tudo ou Nada – caso você não bata a meta, todas as contribuições são devolvidas e você não paga nenhuma taxa. Se você consegue viabilizar seu projeto com menos do que o valor da sua meta, então sua campanha é Flexível.

Exemplo: Campanhas de Terceiro Setor, em sua grande maioria, são campanhas flexíveis. Isso porque qualquer quantia de dinheiro é bem-vinda e ajudará uma causa).

 

Quero criar um crowdfunding

 

Imagem: a imagem da sua campanha deve representar seu projeto, ilustrar o produto ou serviço que você quer viabilizar. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver sua cara, quem você é, o que você faz.

Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta na miniatura da sua campanha, tanto no “Explore” quanto na home page caso sua campanha atinja o algoritmo necessário e apareça em destaque.

Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar seu projeto, porque ele é relevante, porque você precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas e o que elas vão ganhar em troca!

Garanta que o texto está claro e informativo. Tome cuidado com os detalhes. Se seu projeto não for de engenharia, não precisa colocar informações técnicas. A maioria das pessoas não vai entender e vai achar a descrição cansativa.

Meta: qualquer fonte de recursos exige esforço e dedicação. Ninguém vai ficar rico com crowdfunding e esse não é o objetivo de criar uma campanha. Portanto, defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar o seu projeto.

Além disso, pense que você deve ter uma base de contatos que sustente essa meta. Quando maior a meta, maior deve ser o número de pessoas engajadas na campanha.  Se achar necessário, exponha seu orçamento. Explique para os contribuidores porque você precisa desse dinheiro, como será gastado cada centavo.

Duração da campanha: Sua campanha de financiamento coletivo pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar. Mas lembre-se sempre de que a Kickante tem um prazo de 30 dias para liberar o dinheiro para o criador depois que a campanha é encerrada. Se você precisa do dinheiro com urgência, deve considerar um prazo que caiba no seu cronograma.

Adicione suas redes sociais: essa etapa é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.

Recompensas: defina recompensas atraentes. Pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico.

Lembre-se que as recompensas têm prazo de entrega e limite de quantidades (a não ser que seja uma recompensa online, como um e-mail de agradecimento ou um single digital, caso você seja músico).

Preencheu todos os campos? Salve e visualize sua campanha. Se estiver tudo certo e do jeitinho que você queria, é hora de lançar!!

Depois de lançada, você deve compartilhar sua campanha com toda a sua base de contato. A Kickante oferece uma ferramenta que permite que você importe sua lista de e-mails e dispare todos de uma vez!

Agora é só mandar ver na divulgação! Tenha sempre em mente: não existe dinheiro fácil, o crowdfunding é a forma mais rápida e justa de captar fundos, mas requer muito esforço e dedicação!!

 

Quero criar um crowdfunding

 

Assista a WebAula aqui:

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:18/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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