BEM BERENICE - Instituto Nosso Lar
INSTITUTO NOSSO LAR
Governador Valadares - MG
VaquinhaCaridade e Filantropia
R$ 3.712,02
Campanha sem meta financeira.
CAMPANHA BEM BERENICE* 

Novembro é o mês de aniversário da nossa Berezinha. E em homenagem a ela, que sempre nos ensinou a amar ao próximo, ser solidário e a fazer a nossa parte por um mundo melhor, resolvemos neste mês tão especial, criar uma vaquinha online e fazermos uma doação a uma instituição de caridade. Neste ano, a Instituição escolhida é o Instituto Nosso Lar**.
Faça a sua doação! Vamos continuar com essa corrente de amor como retribuição a tudo que a Beré nos deixou!

*Esta campanha é uma iniciativa dos netos e bisnetos da Berenice Dias, falecida dia 26 de abril de 2021 e que completaria 97 anos no dia 15 de novembro.
** O Instituto Lar é uma instituição sem fins lucrativos, que atua com a promoção social de crianças, adolescentes e seus familiares, mantendo ainda um lar para pessoas idosas.Veja mais informações abaixo: 

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X


O Instituto Nosso Lar - INLAR é uma entidade não governamental sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que atua como Organização de Assistência Social, tendo como público-alvo pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Fundado em 1971 o INLAR vem, ao longo de sua existência, prestando Serviços de Assistência Social de Proteção Social Básica, Média e Alta Complexidade.

É reconhecido como instituição de utilidade pública em todos os níveis – municipal, estadual e federal, e possui o certificado de fins filantrópicos do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. É inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Conselho Municipal de Assistência Social de Governador Valadares e no Conselho Municipal de Assistência Social de Alpercata.

HISTORIA DA INSTITUIÇÃO

As atividades do INLAR foram iniciadas no ano de 1967, na cidade de Governador Valadares-MG, pelo casal Joaquim Ribeiro Nascimento e Terezinha Teixeira da Costa Ribeiro que foram seus fundadores, abrigando as primeiras 30 crianças na própria residência.

Somente em 03/03/1971 foi institucionalizada oficialmente sua fundação, conforme consta no seu Estatuto inicial, com sede à Rua Moreira Sales, 1000 - Bairro Vila Bretas, em Governador Valadares – MG.

Com o crescente número de crianças, a Instituição foi transferida para Vila Eugênio Franklin – Município de Alpercata – MG, onde construiu sua sede própria.

No primeiro decênio, as atividades foram exclusivamente voltadas para o acolhimento e o atendimento à criança em sistema de orfanato, que era realizado em várias casas lar, o qual se originou o nome fantasia “Colmeia Martha Figner”.

Em 1993, as pequenas casas-lar foram substituídas por um único prédio inaugurado dia 20/11/93, que passou a abrigar todas as crianças acolhidas.

Em 1998, para adequar o atendimento às crianças de acordo com o que está preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, a Instituição passou a dar prioridade ao atendimento e assistência às crianças e adolescentes junto as suas famílias; para isto, o orfanato foi desativado e passou a fazer parte do apoio e atendimento a todo o grupo familiar. 

O atendimento a criança de 0 a 06 anos em Sistema de Creche foi iniciado em 1982, paralelo ao atendimento no orfanato, também em Alpercata, intitulado Centro Social Nosso Lar. Com a desativação do orfanato em 1998 esse atendimento foi intensificado com o desenvolvimento em grupos de apoio familiar.

Em 1981 foi construído o Lar para idosos Solar de André, com capacidade para atender 54 idosos. Inaugurado em 28 de novembro de 1981, com a presença de ilustres convidados de Governador Valadares e Alpercata. Atualmente a instituição mantém 60 idosos acima de 65 anos em regime de abrigamento de longa permanência (asilo), oferecendo condições básicas de sobrevivência, e mantém trabalhos com equipe técnica, composta de médica, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta que buscam promover a saúde, resgatar a auto-estima, e atende-los nos aspectos bio-psico-sociais.

Desde 2004 o INLAR expandiu as suas atividades e passou a atuar também no Bairro Turmalina, em Governador Valadares, onde construiu um núcleo assistencial que atende a famílias em atividades sócio-familiares e oficinas sócio-educativas. A entidade trabalha permanentemente pela melhoria da prestação dos seus serviços, procurando capacitar seu quadro de funcionários e voluntários e buscando o aumento da inclusão e da participação da comunidade em seus projetos.  Neste sentido almeja que as atividades ofertadas por ela contribuam para a construção de uma sociedade em que impere o desenvolvimento do espírito crítico frente às questões políticas, sociais, econômicas e culturais, em que os indivíduos possam orientar-se acerca dos direitos assegurados pela Constituição Federal, pelo Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente – ECA, pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e pelo Estatuto do Idoso. A atual administração, juntamente com os funcionários, tem demonstrado o interesse de buscar alternativas de atividades que sejam fundadas na ideia de valorização da demanda trazida pela comunidade, e imprimindo uma lógica nas ações de garantia de direito e da cidadania. A concepção arquitetônica do INLAR, no bairro Turmalina, foi projetada tendo como preocupação as necessidades especiais de idosos e crianças, objetivando atender a um público diversificado. Essa estrutura permite o desenvolvimento de diversas ações, principalmente nas áreas das políticas sociais públicas: educação, assistência e saúde, lazer e cultura, cursos de preparação (formação e informação) para o mercado de trabalho.

Honrosamente o INLAR já possuiu em seu currículo Institucional parceiros como a UNESCO, Projeto Criança Esperança da Rede Globo, Fundação ABRINQ SAVE THE CHILDREN, CAPEMISA, Lar Fabiano de Cristo, Conselho Regional Espírita – CRE, Secretaria de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais – SEDS, dentre outros, que reconhecendo a seriedade e os relevantes trabalhos de nossa Entidade, por aqui já deixaram suas marcas.

Toda a sua diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal são compostos por membros da Sociedade Civil, voluntários, de reconhecida idoneidade.

 

 

 



Contribua com o que puder porque no financiamento
coletivo 20 reais de cada pessoa faz uma grande diferença!

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

R$ 3.712,02
Campanha sem meta financeira.
INSTITUTO NOSSO LAR
Governador Valadares - MG
VaquinhaCaridade e Filantropia
Campanha lançada em 04/11/2021

Campanha Flexível

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Mais de 300 milhões de reais

Contribuídos para projetos variados

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.