Conteúdo de ponta para você ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do Crowdfunding, Vaquinha Online e Empreendedorismo.

Te ajudar a realizar o seu sonho, é a missão primária do nosso negócio!

Lance seus projetos musicais com Crowdfunding

Só quem vive de arte sabe a dificuldade de ganhar dinheiro com seu talento. Nem mesmo para os músicos com gravadora o lucro é suficiente para se manter. Por isso, os artistas têm procurado alternativas para realizar seus projetos.

Imagem do Kickante Esteban Tavares: pré-venda exclusiva!
Imagem do Kickante Esteban Tavares: pré-venda exclusiva!

É aí que entra o financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, que permite que os artistas de diferentes portes consigam uma espécie de patrocínio para shows e eventos. Diferente do método tradicional de investimento em que uma única pessoa investe um valor alto, o modelo de economia colaborativa conta com um conjunto de pessoas contribuindo com valores menores para bater a meta estipulada pelo artista.

 

Quero fazer a pré-venda do meu CD, DVD ou Show!

 

O crowdfunding é um formato democrático de arrecadação, ou seja, qualquer pessoa com uma ideia de projeto pode cadastrá-la na plataforma de crowdfunding, estipular uma quantia de dinheiro a ser arrecadado para viabilizar o projeto e um prazo para a meta ser alcançada.

Ainda, o crowdfunding permite que o artista, além de controlar todas as etapas do processo desde o planejamento até a realização do projeto, se aproxime de seus fãs e usufrua da sua liberdade criativa (muitas vezes oprimida pela grande indústria).

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A cantora Leila Pinheiro, com 18 CDs e 3 DVDs na bagagem, lançou uma campanha para arrecadar fundos para a gravação de seu primeiro EP. “Vou gravar meu primeiro EP e decidi lançar por meio do sistema de financiamento colaborativo. Pelos diferenciais e credibilidade, escolhi a Kickante para viabilizar todo esse processo de captação do valor necessário para a gravação. Com isso, os interessados pelo meu trabalho poderão acompanhar de perto todos os passos desse momento especial da minha carreira”, comenta Leila.

Para que sua campanha de crowdfunding seja um sucesso, separamos algumas dicas!

Conte sua história

Há milhares de artistas por aí levantando dinheiro para fazer seu próximo álbum ou viabilizar um show. O que seu projeto tem de especial? Por que você se destaca? Como as pessoas se sentirão satisfeitas acompanhando essa jornada e ofertando seu dinheiro?

Imagem do kickante Campanha do Cantador: CD e DVD Marenco 30 anos!
Imagem do kickante Campanha do Cantador: CD e DVD Marenco 30 anos!

Sua história e trajetória são só suas. Use suas particularidades para se diferenciar. Explique para seus fãs e sua rede de contatos a importância do projeto para você, quais são seus objetivos, como o dinheiro será usado, entre outros.

Defina uma meta

Seja realista. Estude todos os possíveis gastos que terá ao longo do processo. Se seu projeto é um evento ou show, não se esqueça de incluir a locação do lugar, a mão-de-obra na montagem, o pós-show e, claro, as recompensas dos contribuidores.

Um jeito bacana de manter a relação com os contribuidores mais íntima é expor o orçamento a público, assim, todos sabem como o dinheiro investido será usado e podem acompanhar mais de perto sua jornada.

Além disso, inclua no orçamento as recompensas. Defina-as de acordo com o valor da contribuição – podendo variar desde um vídeo com agradecimento até ingressos para o show.

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Aposte no audiovisual

Se seu projeto é de música, é extremamente necessário que na campanha tenha pelo menos uma música de alta qualidade para os contribuidores ouvirem (pode ser vídeo do Youtube, SoundCloud, etc).

Quero fazer a pré-venda do meu CD, DVD ou Show!

Além disso, criar um vídeo seu de boa qualidade vendendo sua campanha é essencial. Quando as pessoas podem te ver e sentir sua paixão por aquilo, vão se sentir mais próximas e conectadas. Grave vídeos ao longo da sua campanha para que os fãs possam ver como as coisas vão indo. Mostrar progresso encoraja positividade e se converte em doações e apoios.

Você tem a opção de arrecadar fundos através dos vídeos do Youtube. A Kickante é a única plataforma no Brasil autorizada pelo Youtube para fazer este tipo de ação em seus vídeos.

Os rapazes da banda Vivendo do Ócio, ao longo de sua campanha de lançamento no novo CD, fizeram pequenos teasers das gravações para mostrar ao público a jornada.

Planeje o futuro

Quais são seus planos para o pós-campanha? Como vai manter o relacionamento com sua rede de contatos? Quais novidades pode trazer para eles mais para frente? Não deixe que a campanha seja um acontecimento isolado! Use-a como parte de uma história com começo, meio e fim.

Faça parte dos artistas que já se beneficiaram com crowdfunding e arrecade fundos para seus projetos culturais hoje mesmo!

Candice PascoalAprenda
Ideias Geniais que se tornaram Realidade via Crowdfunding

financiamento coletivo vem se mostrando uma alternativa cada vez melhor de uma pessoa física ou jurídica captar fundos para um projeto. Além disso, teve uma enorme importância na movimentação da economia brasileira no ano que acabou.

Há quem ainda leve na brincadeira, como se o crowdfunding fosse apenas um jeito fácil de ganhar dinheiro – mas não é. Existem projetos incríveis sendo viabilizados com valores arrecadados com as campanhas de crowdfunding.

 

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A Kickante possui campanhas de destaque que, seja pela ideia genial ou pelo empenho e persistência, merecem ser espalhadas pelo mundo todo para serem usadas de exemplo.

Bluelux

O adaptador universal que transforma suas lâmpadas comuns em lâmpadas inteligentes. Bluelux conecta as lâmpadas da sua casa ao seu smartphone e com um aplicativo, você sabe quais lâmpadas estão acesas ou apagadas e controla a iluminação dos ambientes à distância. Dentro do app também possui um recurso especial – chamado de Timeflow – que irá ajustar automaticamente o brilho de cada ambiente, ao longo do dia e da noite. Você define como você quer sua iluminação uma vez, e ela passa a ser assim todos os dias.

campanha de financiamento coletivo arrecadou 28 mil reais, 186% da sua meta inicial e as recompensas eram como a pré-venda do produto, oferecido a partir de 135 reais.

bluelux

Aguawell Light

Ao se deparar com a crise hídrica cada vez mais grave que atingiu o Brasil, Flavia Jensen teve a ideia de comercializar um produto que facilitasse a economia de água durante o banho para ser reusada em outras atividades cotidianas. Com mais de 30 mil reais arrecadados surgiu o Aguawell Light – um coletor de água limpa para chuveiros com capacidade de coleta de 6 litros de água.

Devido a seu formato compacto, o produto é fácil de ser utilizado e armazenado. Completamente fechado, não tem risco de cair shampoo, ou sabonete, contaminando a água e, além disso, contém uma tampa anti-insetos que previne doenças como a dengue.

Mecânica em Miniatura

Para os engenheiros de plantão: o projeto Mecânica em Miniatura envolvia modelos em escala 1/6 dos principais sistemas da engenharia automotiva. São sete kits disponíveis: Bloco inferior, Cabeçote, Transmissão, Suspensão dianteira, Suspensão traseira, Direção e Freios. Juntos, os kits formam um modelo genérico de carro na escala 1:6. A campanha arrecadou 198% de sua meta inicial!

Imagem do kickante Mecânica em Miniatura: Na palma da mão!
Imagem do kickante Mecânica em Miniatura: Na palma da mão!

Aplicativo para mães

A mãe de primeira viagem Gabriela, que durante muito tempo pesquisou informações sobre gravidez e maternidade, resolveu juntar todos os dados importantes para qualquer mãe em um único aplicativo para mães. Segundo a criadora, o celular está em nossas mãos 90% do tempo e seria o jeito perfeito de ter as informações ao alcance a qualquer hora.

 

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vaquinha online arrecadou 15 mil reais, ultrapassando a meta inicial, com a ajuda de 85 apoiadores.

Tem uma ideia genial, mas não tem dinheiro para tirar do papel? Crie uma vaquinha virtual e arrecade dinheiro! Conte com a Kickante para ajudar a realizar o seu projeto!

Candice PascoalMercado
Dicas para maximizar o alcance da sua divulgação

Se você já tem ou está pensando em criar uma campanha de financiamento coletivo (também chamado de vaquinha online crowdfunding) já deve saber que uma das etapas mais importantes é a de divulgação. Hoje em dia, todas as grandes empresas e veículos estão falando sobre o alcance do conteúdo e a importância disso para o marketing digital em geral.

Mas, o que é exatamente o alcance? Resumindo, é o número de pessoas que viram a sua divulgação – e quanto maior o alcance, melhor. As pessoas que dizem que o alcance é uma estratégia eficaz de promoção de conteúdo – no caso, sua campanha – estão certos.

 

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Divulgação e expansão de alcance são formas poderosas de obter rapidamente atração para seu projeto e é uma estratégia de tráfego ideal para quem usa a internet e as redes sociais.

Dicas importantes para uma estratégia de divulgação bem sucedida:

1. Planeje

Antes de iniciar o seu processo de divulgação da sua campanha de crowdfunding, você precisa planejar. Faça algumas perguntas a si mesmo:

– Quais são meus objetivos?

– Quanto tempo eu tenho para dedicar às redes sociais?

A divulgação é uma grande estratégia para realizar várias coisas: o aumento do tráfego, conexões com pessoas influentes, mais links em sites de qualidade, entre outros. Você precisa saber seus objetivos antes de iniciar o processo de maximização de alcance.

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O impacto de um e-mail de divulgação não é particularmente alto, principalmente quando é enviado uma vez. Assim, a fim de ver resultados significativos, você tem que enviá-los com certa frequência.

2. Dispare e-mails

Mantenha-o curto

Aqui vem a parte difícil: escrever um e-mail claro e convincente, mas, ao mesmo tempo, curto e direto. Se a pessoa ao menos abrir seu e-mail, já é um ponto para você. Entretanto, ninguém vai parar para ler um texto enorme que poderia ser resumido em algumas frases, então, seja breve.

Chame a atenção no assunto

O assunto do seu e-mail deve ser chamativo e apelativo, para instigar a curiosidade do leitor e fazer com que ele abra de fato a mensagem.

Fale sobre o seu projeto

Explique o caráter do projeto, sua importância, seu objetivo a curto e longo prazo e porque aquela contribuição na vaquinha virtual fará a diferença.

Seja informal, mas professional

Não há necessidade de ser excessivamente formal, mas mantenha a conversa profissional, principalmente se você ainda não tiver uma relação próxima com a pessoa.

3. Use diferentes canais de divulgação

Um dos principais erros de divulgação de uma campanha de financiamento coletivo é se limitar a apenas um canal de comunicação, seja ele e-mail, mídias sociais ou outros.

Enquanto o e-mail ainda é a melhor maneira de contatar seus possíveis contribuintes, é mais eficaz quando usado em combinação com outros canais de divulgação como mídia social.

 

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Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores plataformas para você de acordo com onde está seu público e foque nelas. Veja em qual rede você possui um maior público ou maior engajamento.

Grupo do Facebook do kickante Caçadores da Galáxia
Grupo do Facebook do kickante Caçadores da Galáxia

Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha de crowdfunding em todas as postagens.

4. Pesquise blogs e portais

Escolher os blogs com os quais você pretende fazer parceria é um processo muito delicado (e demorado). Para ser um bom plano de divulgação, você vai precisar gastar algum tempo criando uma lista de blogs que abordem temas parecidos com o da sua campanha.

Consequentemente, eles estão muito mais propensos a escrever um artigo que cite sua campanha sobre o mesmo tema, desde que você saiba pedir muito bem.

5. Faça Follow Up

O último passo no processo de divulgação é o acompanhamento do processo. Se o seu e-mail não tiver resposta dentro de uma semana, reenvie. Peça feedback nas mídias sociais, tire dúvidas, responda comentários e, principalmente, agradeça!

No entanto, as estratégias de alcance e divulgação de vaquinha solidária não são fáceis de implementar, e se você não fizer isso corretamente, então você vai acabar gastando muito tempo para obter pouco resultado. O segredo é: persistência, tempo e paciência.

 

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Candice Pascoal
As 10 maiores Campanhas de Crowdfunding de 2015

Com pouco mais de uma semana restante para entrarmos em um novo ano, decidimos classificar as 10 maiores campanhas de crowdfunding de 2015, em termos de valor arrecadado, da Kickante.

Descubra quais são!

1. Santuário Animal

Categoria: campanhas de crowdfunding para ONGs

Valor captado: R$1.006.990,95

O recorde latino-americano foi conquistado pela A ASERG – Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, que arrecadou fundos para comprar um novo terreno para abrigar os animais resgatados e com R$10 reais o contribuidor já ajudava a comprar 1m².

 

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A campanha, que teve tíquete médio de R$65, atingiu milhões de pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Com muito apelo emocional e uma forte assessoria de imprensa, o projeto foi exibido em programas de televisão em rede nacional, como o CQC, apoiado por instituições como ONG Ampara Animal, Instituto Luisa Mell e Grupo Porta do Fundos, além de inúmeras celebridades como Neymar, Glória Pires e até mesmo a cantora britânica Joss Stone.

2. Bel Pesce: Legado A Menina do Vale

Categoria: campanha de crowdfunding para Educação

Valor captado: R$889.385,37

3. Bel Pesce Por Todas as Capitais do Brasil!

Categoria: Empreendedorismo

Valor captado: R$737.616,50

Bel Pesce é uma empreendedora que resolveu compartilhar seu conhecimento com o Brasil inteiro através de palestras motivacionais. Dona também do 2º lugar do nosso Top 10, Bel continua arrecadando com sua nova campanha até o último dia do ano – e já ocupa o 3º lugar mesmo com o crowdfunding em andamento.

Em ambas as campanhas o tíquete médio é de R$170,00. Isso porque Bel oferece itens super bacanas como recompensas para seus contribuidores, entre elas seu novo livro, “A sua melhor versão te leva além”, que também foi o tema das palestras desse ano. Além disso, um HQ para crianças, cursos online, jogo de cartas e muita, muita vontade de inspirar e incentivar as pessoas a descobrirem o melhor de si.

4. Fixando Raízes WimBeLemDon!

Categoria: ONGS

Valor captado: R$403.390,00

O Projeto WimBelemDon há quase 15 anos ensina tênis e complementação escolar para mais de 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social do bairro Belém Novo, zona sul de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Porém, sua sede era alugada e corriam sérios riscos de perde-la, por isso, arrecadaram fundos para a compra do terreno.

Definiram uma meta inicial de R$50 mil – o mínimo necessário para a entrada da compra do terreno -, e se surpreenderam com a repercussão da campanha, que acabou arrecadando mais de R$403 mil. Com tíquete médio de R$315, as recompensas variavam de ter o nome na lista de apoiadores do projeto até livros autografados dos tenistas renomados Guga Kuerten e Fernando Meligeni, raquetes e uniformes de jogadores nacionais e internacionais e sua empresa como mantenedora do projeto.

5. Dá Pé – Vamos Reflorestar o Brasil

Categoria: campanha de crowdfunding para Meio Ambiente

Valor captado: R$400.513,00

O projeto Dá Pé é uma iniciativa do Um Pé de Quê? em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e tinha como primeira meta plantar 20 mil árvores para restaurar 1,33 quilômetros dos dois lados da mata ciliar na beira do Rio Una, um afluente do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Participando do projeto, os contribuidores – com tíquete médio de R$255 – não só permitiam que mais arvores fossem plantadas, como também colaboraram para levar mais conhecimento sobre o meio ambiente, com a disponibilização da íntegra na Internet dos programas Um Pé de Quê?, um dos maiores acervos audiovisuais sobre árvores do mundo.

6. Caçadores da Galáxia

Categoria: Games

Valor captado: R$218.988,00

O Caçadores da Galáxia é um eurogame de alocação de trabalhadores e robôs, sobre guerras em planetas distantes, construção e aprimoramento de Robôs Gigantes. No jogo, você viaja pela Galáxia em busca de melhores recursos e aprimoramentos para o seu Robô Gigante combater os diversos monstros que estão tentando devastar os planetas!

A meta inicial da campanha era de R$25.000,00 e o criador, Daniel Alves, arrecadou 875% desse valor – com tíquete médio de R$207. As recompensas variavam de ter o nome do livro de regras do jogo até a versão de colecionador do game.

 

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7. Adote um Gatinho: Doe um Tijolinho!

Categoria: campanha de crowdfunding para Animais

Valor captado: R$196.715,00

O Brasil tem 30 milhões de animais de rua. O pessoal do Adote Um Gatinho sempre ajudou o maior número de bichinhos possível (todos passam por consulta veterinária e são tratados, vermifugados, vacinados e castrados antes de serem colocados para adoção).

Porém, para acolher todos os animais, a Adote um Gatinho arrecadou fundos para comprar a sua primeira sede e, com 131% da meta e tíquete médio de R$140, foi possível realizar o projeto.

9. RENCTAS: pela fauna silvestre brasileira!

Categoria: ONGS

Valor captado: R$180.591,00

Nos últimos anos o Brasil vem assistindo a grandes retrocessos ambientais. Especialmente para a nossa fauna silvestre, a situação tem se tornado cada vez pior. Por isso, a RENCTAS criou uma campanha de financiamento coletivo que tem por objetivo desenvolver diversas ações e iniciativas que visem contribuir para que o Brasil adote uma gestão sustentável da sua fauna silvestre, através da criação de políticas públicas que fortaleçam o conhecimento sobre a nossa biodiversidade e que incentivem a adoção de práticas legais e científicas que promovam a sua conservação.

A campanha arrecadou mais de R$180 mil reais, ultrapassando a meta inicial de R$150 mil. Com tíquete médio de R$255, a ONG oferecia desde recompensas simbólicas como agradecimento virtual ou certificado de contribuição, até o logo da sua empresa no relatório oficial.

10. Uma mãozinha para Manu

Categoria: Saúde e Bem-Estar

Valor captado: R$158.704,01

Manu é uma menina de 3 anos que nasceu sem uma parte do seu braço e, seus pais, muito preocupados com o crescimento da filha, criaram uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para comprar uma prótese especial feita somente nos Estados Unidos.

A campanha não oferecia nenhuma recompensa, ou seja, cada um contribuía com o valor que pudesse. Com 676 kickadores e tíquete médio de R$234, Manu conseguiu mais de R$150 mil e hoje já está super adaptada à sua nova mãozinha.

Ficou com vontade de realizar seu projeto em 2016? Crie sua campanha já!

A Kickante é a plataforma de crowdfunding mais premiada do Brasil! Crie agora mesmo a sua campanha!

 

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Candice PascoalMercado
Webinar #8: Evento do Bem

A última edição do Webinar – realizada na última terça-feira, 15 de dezembro – contou com a participação de Candice Pascoal, CEO da Kickante

crowdfunding – ou financiamento coletivo – chegou ao Brasil com muitas novidades e cada plataforma nacional se esforça diariamente para se diferenciar em meio às outras. A Kickante, por exemplo, trouxe inúmeros benefícios exclusivos para o público brasileiro.

 

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Entre eles, contribuições parceladas em até 6x – enquanto o criador recebe o valor à vista -, as campanhas de crowdfunding flexíveis e, claro, os Eventos do Bem. Neste caso, o contribuidor se torna um voluntário digital e pode criar uma campanha de crowdfunding para ONG que goste. A plataforma já possui o cadastro prévio de dezenas de organizações e todas as doações vão diretamente para a Instituição escolhida.

Candice Pascoal durante o Webinar 8 da Kickante

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade de mostrar suporte às organizações com as quais você se identifica, com ajuda da sua própria base de contatos, amigos, familiares, entre outros.

O Webinar, que teve 30 minutos de duração, ensinou como transformar a vida de alguém sem sair da sua casa. Você pode escolher um evento e todo o valor arrecadado será direcionado à organização de sua escolha.

Tipos de Eventos do Bem da Kickante

A Kickante já lançou mais de 9.000 campanhas, captando mais de R$ 14 milhões em colaborações. No final do ano passado, a empresa bateu o recorde de arrecadação em uma plataforma de crowdfunding no Brasil, com a campanha para o tour de palestras da empreendedora e escritora Bel Pesce. O valor ultrapassou R$ 880 mil, contando com cerca de 4.000 colaboradores. A plataforma também é detentora do recorde de arrecadação de fundos para o Terceiro Setor do Brasil com mais R$ 660 mil arrecadados para a campanha Santuário Animal.

Lance a sua campanha de crowdfunding conosco

Tem algum projeto, mas não tem como investir? Crie e lance um crowdfunding conosco! Seja uma campanha de crowdfunding para animais, educação, meio ambiente ou outra causa, o site de crowdfunding Kickante é o lugar certo para você lançar!

Crie e lance agora mesmo e já comece a arrecadar dinheiro!

 

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Candice PascoalAprenda
Qual é a Boa do Crowdfunding: Mecânica em Miniatura

Neste Qual é a Boa do Crowdfunding tivemos o prazer de conversar com o Fabio, criador da campanha de crowdfunding Mecânica em Miniatura: na palma da mão. O projeto oferecia um produto de apelo lúdico que provocasse a curiosidade e desafio de montagem dos elementos mecânicos do automóvel moderno, como descreveu o criador. Foram oferecidos sete kits que juntos formavam um modelo genérico de um carro na escala 1:6.

A campanha de financiamento coletivo foi tão bem recebida pelo público que arrecadou 198% da meta inicial – e o Fabio nos ajudou a entender melhor como foi o processo e como o resultado foi alcançado!

 

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Confira a entrevista!

Candice: Por que crowdfunding?

Fabio: É uma maneira pratica, possível e acessível a qualquer pessoa sem ter que buscar recursos no sistema financeiro burocrático e quase inacessível.

Candice: Qual o resultado da sua campanha?

Fabio: Positivo em 198% da meta inicial.

Candice: Esperava que tantas pessoas se identificassem com o seu projeto? 

Fabio: Esperava sim.

Candice: Que benefícios esta arrecadação gerou para você ou para as pessoas ao seu redor?

Fabio: O início de um negócio que sempre foi meu sonho, mas que também é compartilhado por muitas pessoas.

mecânica em miniatura

Candice: O que achou da experiência na Kickante?

Fabio: Muito boa. Sempre bem assessorado e a equipe soube administrar minha ansiedade. 

Candice: Como foi a experiência de crowdfunding para você?

Fabio: Entrei no crowdfunding convencido de que conseguiria atingir minha meta. Também me ajudou a criar um público bem especifico a minha proposta. Só colaborou quem realmente se identificou com o projeto e isso é muito importante como definição de público.

Candice: Defina sua experiência conosco em 3 adjetivos.

Fabio: Atitude, garra e acompanhamento

Candice: Você faria crowdfunding de novo?

Fabio: Sim, pretendo no mês de fevereiro iniciar uma continuação da primeira.

Candice: O que gerou o sucesso da sua campanha?

Fabio: Acredito que foi minha história contada no vídeo e a proposta do meu produto.

Candice: O que fez para divulgar sua campanha de crowdfunding?

Fabio: Administrei anúncios no Facebook e gerenciei e-mails para os que se inscreviam.

Candice: O que teria feito diferente?

Fabio: Anunciaria mais.

Candice: Qual a maior lição que ficou com sua campanha?

Fabio: Descobri que existem pessoas dispostas a ajudar a construir projetos com os quais se identificam.

 

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Já estamos ansiosos pela nova campanha de crowdfunding do Mecânica em Miniatura e vocês?

Ficou com vontade de tirar seu projeto do papel? Crie a sua vaquinha online consoco e Comece a arrecadar fundos hoje e mesmo!

Candice PascoalQual é a Boa do Crowdfunding
Qual é a Boa do Crowdfunding: Achaz no Sítio da Banana Verde

“Achaz no Sítio da Banana Verde” é um livro, de autoria do renomado chef Renato Caleffi e do publicitário Alexandre Carvalho, que incentiva o conhecimento sobre alimentação saudável, funcional e orgânica para pais e filhos.

É o primeiro livro da série AchazMania e, em uma história clara e divertida, conta a história de Achaz numa visita divertida ao sítio de sua avó Heloísa, onde vai conhecer um superalimento: a biomassa de banana verde com seus poderes incomparáveis. Além de descobrir e preparar a receita com a sua avó, Achaz vai ganhar uma grande amiga, a Bia Banana. No final da história, a crianças aprendem como se faz essa e outras receitas, como o Milkshake de Chocolate, a Sopa Pink, a Amendolícia e uma maionese incrível pra acompanhar o lanche.

 

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No Qual é a Boa do Crowdfunding de hoje, batemos um papo super gostoso com Marcelo Vitorino, o criador da campanha de crowdfunding – que arrecadou 245% da meta estipulada -, para entender melhor sua experiência com o crowdfunding, os resultados da campanha e as portas que se abriram depois de encerrada.

Quero criar Campanha!

Confira a entrevista!

Candice: Por que crowdfunding?

Marcelo: Acredito que o crowdfunding é uma das melhores estratégias para tirar uma ideia do papel. Além de viabilizar financeiramente, por meio do engajamento de embaixadores/investidores, o resultado da ação do financiamento coletivo é também um sinalizador do quanto sua ideia ou projeto é aderente ao público que você procura. Você sai de uma iniciativa como essa com uma base de dados de percepção para uma ação futura.

Candice: Qual o resultado da sua campanha?

Marcelo: Conseguimos mobilizar 208 kickadores e batemos 245% da nossa meta inicial, conseguimos com isso a publicação do primeiro livro do Achaz. Mas o impacto da comunicação foi grande e com isso vendemos mais livros e este sucesso já garantiu a coleção completa de 4 livros.

Candice: Esperava que tantas pessoas se identificassem com o seu projeto? 

Marcelo: Sim, fizemos um planejamento inicial bem detalhado e investimos nossos esforços em uma comunicação bem segmentada. Eu destaco estes dois pontos (planejamento e segmentação) como os principais fatores de sucesso de um financiamento coletivo. Além disso, o tema da alimentação saudável mobiliza cada vez mais mídia e especialistas em torno dela, trazer estudos e impactos que o projeto pode trazer no futuro é essencial para sensibilizar e mobilizar as pessoas para a colaboração financeira.

Candice: Que benefícios esta arrecadação gerará para você ou para as pessoas ao seu redor?

Marcelo: Tirar uma ideia do papel traz impactos positivos para todos os envolvidos. Para os autores, foi uma exposição importante não apenas do livro, mas do conceito Achaz (Alimentação, Consciência e Humanidade de A a Z) como um todo.

Para mim, foi uma experiência importante para validar os passos que considero essenciais para um financiamento coletivo de sucesso. Não é só publicar na plataforma e acreditar que simplesmente isso engaja doadores: crowdfunding de sucesso é fruto de um bom planejamento.

E, claro, para o público e para as pessoas que acreditam na necessidade de mudarmos nossos hábitos alimentares, o Achaz traz uma nova perspectiva alimentar e de relacionamento familiar.

Candice: O que achou da experiência na Kickante?

Marcelo: Já usei outras plataformas, mas a Kickante tem um diferencial muito importante. Quando tive uma dúvida, consegui contato direto com os administradores e todas as respostas foram rápidas. Isso é um grande diferencial, principalmente em um país que ainda caminha para a cultura do financiamento coletivo.

Candice: Como foi a experiência de crowdfunding para você?

Marcelo: É sempre de grande aprendizado porque é uma ação que envolve todas as ferramentas de comunicação, marketing e mobilização. Cada projeto é um novo aprendizado.

Candice: Defina sua experiência conosco em 3 adjetivos

Marcelo: Transparência, facilidade e credibilidade

Candice: Você faria crowdfunding de novo?

Marcelo: Sim, e cada vez mais empreendedores me procuram para apoiá-los nas suas iniciativas. Escrevo sobre o tema e realizo palestras com frequência para orientar aqueles que precisam. Acredito no crowdfunding por dois fatores: é uma boa alternativa para captação de recursos e, ao mesmo tempo, é uma estratégia de divulgação de um produto ou serviço.

Candice: O que gerou o sucesso da sua campanha?

Marcelo: Primeiro ponto, sem dúvida foi o planejamento da ação. A campanha teve uma fase inicial de articulação da rede, antes mesmo da publicação da campanha, e quando lançamos o Achaz não era uma ideia desconhecida para parte da nossa rede de contatos.

 

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Um outro ponto de destaque foi o fato de não focarmos toda energia apenas nas redes sociais e e-mail. Tivemos uma grande embaixadora que colocou a pasta embaixo do braço e, presencialmente, engajou sua rede de contato, explicando o financiamento coletivo e vendendo a ideia do projeto. Catarina Carvalho foi responsável por quase 60% das colaborações, mostrando que crowdfunding não é só engajamento de rede social virtual, como muita gente pensa.

Achaz

Candice: O que fez para divulgar sua campanha?

Marcelo: Fizemos planejamento completo, desde de desenhar o projeto de uma bem didática para a comunicação ser clara e também ter emoção. Pensamos bem no sistema de bonificação ou recompensas para pequenos doadores, isto é bem importante no Brasil, onde as pessoas doam mais quando recebem recompensas tangíveis. Também buscamos embaixadores, tanto nas redes sociais, quanto em ações presenciais, isso foi primordial. Além disso, planejamos e produzimos um conteúdo segmentado focado em públicos diferentes.

Candice: O que teria feito diferente?

Marcelo: Teria feito investimento em anúncios em redes sociais e também em outros canais. Há custos envolvidos, mas uma ação de marketing bem planejada poderia aumentar a arrecadação, dissolvendo os custos. É preciso pensar em crowdfunding como uma empresa.

Candice: Qual a maior lição que ficou com sua campanha?

Marcelo: O risco de sair com um projeto do zero, ir direto para divulgação e quebrar a cara é grande. O ideal é você contar com 20% ou 30% do valor que está pedindo antes de começar. É nesse estágio que vale usar a sua rede de relacionamentos e tentar cooptar os apoiadores iniciais, visto que o tempo disponível para arrecadação costuma ficar no Kickante 60 dias. Assim que o projeto for lançado, faça uma força para que sua rede contribua no menor tempo possível. Outras pessoas se motivarão e lhe darão crédito ao verem as doações acontecendo. Tem um ponto a mais projetos feitos por mais de uma pessoa, pois envolverá mais relacionamentos e exposição.

Se você ficou animado para lançar seu livro, acesse http://www.kickante.com.br/publicar-lancar-livro-independente e saiba todas as vantagens de viabilizá-lo de forma independente, com o apoio de seus fãs!

A Kickante é a melhor  plataforma de crowdfunding  para você lançar uma campanha de crowdfunding para livros ou qualquer outra causa!

 

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Candice PascoalQual é a Boa do Crowdfunding
Qual é a Boa do Crowdfunding: Greenpeace

Mais um Qual é a Boa do Crowdfunding e, dessa vez, entrevistamos o Greenpeace. A ONG é uma das maiores do Brasil e do mundo e já tem 5 campanhas de crowdfunding na bagagem (e mais de R$400 mil arrecadados)! Atuam, principalmente, em causas como a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

 

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Veja abaixo como foram as experiências da ONG com o crowdfunding e se inspire! greenpeace

Candice: Por que crowdfunding?

Greenpeace: Escolhemos o crowdfunding porque ele demonstra o poder das pessoas, que juntas possibilitam uma maior força de mudança. Além disso, o Greenpeace tem o compromisso de não só cobrar a transparência, mas também de SER uma organização transparente, e por isso não aceitamos dinheiro de empresas ou governos. Nossas doações vêm de pessoas físicas, como as que contribuem em um crowdfunding, então essa foi mais uma oportunidade que encontramos de chama-las a se unirem à luta por um mundo mais verde e em paz.

Candice: Qual o resultado da campanha?

Greenpeace: Em nossa campanha dos Calendários Exclusivos tivemos o apoio de 2.867 pessoas e arrecadamos R$ 116.756, quase 3 vezes a meta pré-estabelecida. Ficamos muito contentes com o resultado da campanha, mas acima de tudo agradecidos pela quantidade de pessoas que acreditam que um mundo melhor é possível.

Candice: Que benefícios esta arrecadação gerará para você ou para as pessoas ao seu redor?

Greenpeace: Com o valor arrecadado, ajudamos os índios Ka’apor, da Terra Indígena Alto Turiaçu, no norte do Maranhão, a monitorarem de forma mais eficaz as suas terras, que vem sendo desmatadas por madeireiros. Por meio de ações nas ruas, conseguimos que a Prefeitura de São Paulo ampliasse o tempo da licitação de ônibus, para que todos pudessem opinar sobre o processo e contar como é o seu Busão dos Sonhos, alertamos que sem floresta não tem água e ainda cobramos o governo pelo fim dos descontos para os grandes consumidores de água, pois não achamos justo que quem consuma mais, pague menos. E essa é só uma pequena amostra. Todas as contribuições feitas ao Greenpeace, seja por meio de doações diretas, seja por meio de crowdfunding, são utilizadas em prol das causas que defendemos e que são do interesse de todos.

Candice: O que acha da experiência na Kickante?

Greenpeace: A experiência na Kickante foi e continua sendo muito agradável e fácil. Temos todo apoio da equipe para sanar nossas dúvidas, bem como para implementação de nossos projetos.

Candice: Como foi a experiência de crowdfunding para você?

Greenpeace: O crowdfunding se mostrou uma ferramenta poderosa de mudança pela ação do coletivo. Ficamos muito contentes com os resultados que tivemos e com a possibilidade de novos e bons resultados no futuro. A nossa experiência foi mais do que positiva e novamente gostaríamos de agradecer a todos que nos apoiaram e nos apoiam em nossas campanhas.

Candice: Defina sua experiência conosco em 3 adjetivos;

Greenpeace: Agradável, simples e positiva.

Candice: Você faria crowdfunding de novo?

Greenpeace: Com certeza! Ficamos muito contentes com os resultados de nossas campanhas e pretendemos ter outros crowdfundings.

Candice: O que gerou o sucesso da sua campanha?

Greenpeace: A força do coletivo e a confiança das pessoas no Greenpeace e na luta por um mundo digno de ser deixado para os nossos filhos.

 

Quero criar um crowdfunding

 

Candice: O que fez para divulgar sua campanha?

Greenpeace: Fizemos vídeos, fotos e buscamos ser os mais claros possíveis nos objetivos da campanha. Nos esforçamos para estabelecer uma comunicação eficiente com os nossos apoiadores e utilizamos a força das redes sociais para que mais pessoas conhecessem o nosso crowdfunding.

Candice: Algo mais que deseje falar ou salientar?

Greenpeace: Gostaríamos de agradecer a Kickante por todo o apoio dado durante a criação e divulgação do nosso crowdfunding e, principalmente, agradecer a todos que nos apoiaram. Sem esse apoio não teríamos tantas conquistas.

O Greenpeace já está ficando expert em crowdfunding! Se animou? Comece a arrecadar fundos hoje mesmo!

A Kickante é a plataforma de crowdfunding mais premiada do Brasil! Nos destacamos pela nossa parceria com os criadores de campanhas, tecnologia, inovações e vantagens! É muito fácil lançar uma campanha de crowdfunding em nosso site! Crie sua vaquinha online e tire as suas ideias do papel!

Candice PascoalQual é a Boa do Crowdfunding
O que define uma campanha de sucesso?

A grande maioria dos criadores de campanhas de financiamento coletivo, contribuidores ou mesmo aqueles que acabaram de tomar conhecimento sobre o crowdfunding, acreditam que uma campanha de sucesso é só, e somente, aquela que alcança ou ultrapassa a meta estipulada inicialmente. Isso não é necessariamente verdade.

O que todos devem saber é que se sua ideia ou projeto for bom, sua campanha já é um sucesso – mas isso não quer dizer que você não precisa se esforçar ao máximo para impulsioná-la. E-mails, redes sociais, contatos frequentes com a base de amigos são as premissas básicas de uma campanha com alto alcance, mas nem sempre é isso que acontece.

 

Quero criar um crowdfunding

 

Existem inúmeras razões para uma campanha não atingir a meta: falta de divulgação, pouco tempo dedicado, metas irreais, entre outros imprevistos que são difíceis de controlar.

Esse foi o caso do GoVagas, um projeto de site para disponibilização de vagas de empregos e cadastro de currículos, sem nenhum custo. A campanha foi criada para arrecadar R$5.000, que viabilizaria o site somente para pessoas de Minas Gerais e, durante os 60 dias, o criador Tiago Lopes não conseguiu captar nenhum dinheiro, além dos R$10 reais iniciais disponibilizados pela plataforma.

Depois de encerrada, um potencial sócio-investidor encontrou o projeto GoVagas enquanto navegava pela plataforma. O resultado foi incrível: Tiago recebeu um aporte muito maior do que o valor que precisava inicialmente e, um projeto que parecia fracassado, hoje é um site ativo que ajuda milhares de brasileiros a encontrarem empregos.

go-vagas

Muitas pessoas ainda não sabem como é o processo do financiamento coletivo, muitos só têm campanhas bem sucedidas na segunda ou terceira tentativa. Isso quer dizer que tudo bem se sua campanha não atingir a meta, não desista!

 

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“Mesmo uma campanha que não tenha sucesso, não significa que seu projeto não é um sucesso, temos que correr atrás que uma hora o sonho se realiza”, afirma Tiago Lopes.

Candice PascoalAprenda
WebAula #7: Criando minha primeira campanha de crowdfunding

Ontem, 3 de novembro, aconteceu a primeira edição da WebAula – uma versão menos técnica e mais explicativa de um Webinar.  Viviane Sedola, explicou, em pouco mais de 15 minutos, o passo a passo para criar sua primeira campanha de crowdfunding.

 

Quero criar um crowdfunding

 

A Kickante é uma plataforma relativamente nova e, antes disso, já existia um modelo de financiamento coletivo no Brasil. Pegamos a base do crowdfunding tradicional e acrescentamos toda a bagagem de experiências internacionais dos sócios para deixar a plataforma cada vez mais aperfeiçoada.

Quote Candice Pascoal

Ferramentas como a Campanha Flexível, contribuições parceladas em até 6x e uma equipe de marketing e promoção a disposição foram inovações pensadas especialmente para o público brasileiro.

O processo de criar uma campanha de crowdfunding na Kickante é muito rápido e simples. Por não termos uma curadoria, você mesmo pode entrar no site com a sua ideia ou projeto e começar a arrecadar fundos em menos de 10 minutos!

Antes de criar sua campanha é necessário que se cadastre no site. Preencha os campos ilustrados abaixo com seu nome completo, e-mail e senha. Lembre-se de colocar um e-mail válido pois através dele você receberá diversas informações sobre campanhas, além de ser seu meio de contato com a equipe da Kickante!

Agora que você já tem uma conta na Kickante, já pode começar a criar sua campanha! Separamos algumas dicas para te auxiliar em todas as etapas do processo.

Título da campanha: o título deve ser bem objetivo. Deve incluir o nome do seu projeto e algum elemento que dê indícios do que se trata sua campanha.  A busca de campanhas no site encontra apenas palavras que estão no seu título.

Exemplo: “Livro: Oceano Azul”

Assim, quem entrar no site procurando especificamente sua campanha, pode acha-la pelo título “Oceano Azul”. Entretanto, se um amante de livros estiver procurando por campanhas novas, pode acha-la buscando apenas por “livro”.

Categoria da campanha: escolha a categoria em qual sua campanha se adequa melhor. Isso porque o “explore” (a parte de busca do site) é segmentada por categorias!

Como escolher entre Campanha Flexivel ou Tudo ou nada: pense no seu projeto. Você só poderá realiza-lo se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua campanha deve ser Tudo ou Nada – caso você não bata a meta, todas as contribuições são devolvidas e você não paga nenhuma taxa. Se você consegue viabilizar seu projeto com menos do que o valor da sua meta, então sua campanha é Flexível.

Exemplo: Campanhas de Terceiro Setor, em sua grande maioria, são campanhas flexíveis. Isso porque qualquer quantia de dinheiro é bem-vinda e ajudará uma causa).

 

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Imagem: a imagem da sua campanha deve representar seu projeto, ilustrar o produto ou serviço que você quer viabilizar. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver sua cara, quem você é, o que você faz.

Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta na miniatura da sua campanha, tanto no “Explore” quanto na home page caso sua campanha atinja o algoritmo necessário e apareça em destaque.

Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar seu projeto, porque ele é relevante, porque você precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas e o que elas vão ganhar em troca!

Garanta que o texto está claro e informativo. Tome cuidado com os detalhes. Se seu projeto não for de engenharia, não precisa colocar informações técnicas. A maioria das pessoas não vai entender e vai achar a descrição cansativa.

Meta: qualquer fonte de recursos exige esforço e dedicação. Ninguém vai ficar rico com crowdfunding e esse não é o objetivo de criar uma campanha. Portanto, defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar o seu projeto.

Além disso, pense que você deve ter uma base de contatos que sustente essa meta. Quando maior a meta, maior deve ser o número de pessoas engajadas na campanha.  Se achar necessário, exponha seu orçamento. Explique para os contribuidores porque você precisa desse dinheiro, como será gastado cada centavo.

Duração da campanha: Sua campanha de financiamento coletivo pode durar de 1 a 60 dias. Quanto mais tempo de campanha, mais chances de arrecadar. Mas lembre-se sempre de que a Kickante tem um prazo de 30 dias para liberar o dinheiro para o criador depois que a campanha é encerrada. Se você precisa do dinheiro com urgência, deve considerar um prazo que caiba no seu cronograma.

Adicione suas redes sociais: essa etapa é opcional, porém, colocar suas redes sociais a disposição dos contribuidores passa maior credibilidade. Isso porque ele pode ver quem você é e pesquisar sobre seu trabalho tornando o processo mais pessoal.

Recompensas: defina recompensas atraentes. Pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico.

Lembre-se que as recompensas têm prazo de entrega e limite de quantidades (a não ser que seja uma recompensa online, como um e-mail de agradecimento ou um single digital, caso você seja músico).

Preencheu todos os campos? Salve e visualize sua campanha. Se estiver tudo certo e do jeitinho que você queria, é hora de lançar!!

Depois de lançada, você deve compartilhar sua campanha com toda a sua base de contato. A Kickante oferece uma ferramenta que permite que você importe sua lista de e-mails e dispare todos de uma vez!

Agora é só mandar ver na divulgação! Tenha sempre em mente: não existe dinheiro fácil, o crowdfunding é a forma mais rápida e justa de captar fundos, mas requer muito esforço e dedicação!!

 

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Assista a WebAula aqui:

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