Transformação digital: uma jornada contínua que vai além da tecnologia

A transformação digital está sendo imposta à força pelas mudanças de hábitos, interesses e comportamentos das novas gerações. Para sobreviver e crescer em um mundo competitivo, inovador e em constante transformação, pensar e agir como uma empresa digital é requisito básico. Diferentemente do que muitos pensam, a transformação digital não é um projeto com início, meio e fim, centrado na digitalização de uma empresa. A mudança tem a ver com um novo posicionamento de mercado e aqueles que disseram sim para a aventura verão que essa é uma jornada que será percorrida pelo resto da vida.

Tenha em mente que a transformação digital não se limita apenas a tecnologia e ferramentas. Ela está relacionada à estratégia e também a novas maneiras de pensar que vão gerar um impacto direto na entrega de resultados e na experiência do cliente. Para isso, mudar a cultura interna da empresa para incluir o "digital" no coração de tudo é mandatório.

Saí à frente nesta corrida, empresas mais maduras digitalmente. Elas possuem a capacidade de adaptar ou redesenhar o negócio considerando estratégias digitais claramente apoiadas por líderes que fomentam uma cultura capaz de recriar o novo. A mudança começa no topo e é disseminada por meio de decisões estratégicas e processos onde a tomada de riscos é quase uma norma cultural.

Manter a empresa cercada por talentos com facilidade de se adaptarem aos desafios é outro aspecto igualmente importante no processo. São essas pessoas que colocarão o projeto em prática. Portanto, criar uma cultura firmada em aprendizado, treinamento e adaptação é imprescindível para o sucesso da jornada de transformação digital.

Considerar a melhoria dos processos operacionais internos também devem estar no radar. Eles podem proporcionar comunicação mais rápida entre todos na empresa, integração entre setores, transparência organizacional, automação de atividades, acompanhamento de desempenho e inúmeras outras vantagens que colaboram com aumento da produtividade e trazem motivação extra ao time.

A estratégia de transformação digital não muda apenas a gestão, mas também o modelo de negócios que ganha novo formato mais centrado no oferecimento de experiências. As mudanças podem acontecer de diversas maneiras e vão desde à ampliação do alcance digital da marca, que ganha potencial para atingir novas pessoas e públicos, à ampliação de produtos e serviços. É nesta fase de transformação que vê-se a transição do físico para o digital, a adoção de produtos exclusivamente digitais ou a criação de serviços que integram ambos, como aluguel de espaços e carona compartilhada.

As tecnologias digitais mudaram a maneira como as empresas oferecem valor e se conectam com os clientes. Antes, eles eram apenas telespectadores aos quais as empresas dirigiam suas propagandas. Hoje, os clientes podem ser muito mais influentes do que um anúncio. Portanto, negligenciar as novas nuances desse novo relacionamento, agora de mão dupla, não é inteligente e pode afetar a saúde do seu negócio. Atualmente, com uso de inúmeras ferramentas digitais, eles estão o tempo todo se influenciando reciprocamente e construindo a reputação das marcas com avaliações, interações e compartilhamentos. O local onde é possível encontrar o cliente potencial também mudou, por isso tem sido preciso repensar os funis de marketing tradicionais e reavaliar os caminhos de compras adotados anteriormente.

Podemos esperar grandes desafios em todas as etapas do processo de transformação digital, mas o primeiro passo para o sucesso é vislumbrar todas as possibilidades que se abrem e não retroceder. Transformação digital é uma jornada contínua, sempre existe algo mais para se fazer porque tudo muda muito rápido o tempo todo. Lidera quem se reinventa e reimagina o negócio questionando constantemente pressupostos centrais básicos e pontos cegos. 

Prepare-se pois a jornada está só começando e não terá fim!

Publicado em: 28/10/2021
Compartilhar

Sobre Candice Pascoal

Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento crowdfunding, Candice Pascoal é a fundadora da Kickante, o mais importante site de financiamento coletivo do Brasil. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Ver todos os artigos de Candice Pascoal